Melhorias para os empresários do segmento de locação de automóveis. Esse foi o tema abordado na reunião de diretoria da Coinf/Detran, realizada no dia 30 de julho, na sede da entidade em Curitiba. Participaram o presidente do Sindiloc PR, Flávio Nabhan, a coordenadora de Infrações do Coinf, Marli Marlene Bataginn, entre outros representantes de entidades relacionadas.
Na ocasião, o presidente do Sindiloc PR informou sobre as realizações da Fenaloc em Brasília e sugeriu participação de um representante do Detran PR, o que facilitaria na solução de algumas medidas. Ele também tratou da necessidade de dados estatísticos de veículos pertencentes às locadoras de outras regiões, pois muitas realizam emplacamento no Paraná. Em contrapartida, o Detran garantiu a intenção de fortalecer a aproximação com as entidades.
Detran e Sindiloc PR acordaram que tratativas de problemas dessa ordem serão feitas em conjunto. Hoje, há cerca de nove mil processos de multas envolvendo as locadoras. E, durante a reunião foi verificada a hipótese de agruparem-se as infrações por CNPJ, com emissão de guia única para pagamento. “Viabilizar a emissão por CNPJ contribuirá muito com as empresas no Paraná”, garantiu o presidente.
Outros assuntos abordados foram as multas e a melhoria para as notificações sobre Auto de Infração de Trânsito (AIT), pois em muitos casos as locadoras apresentam dificuldades para verificar a existência. O Detran informou que este assunto já está sendo tratado com os Correios para otimizar as informações de entrega.
O presidente do Sindiloc PR também indagou sobre a possibilidade de verificação de ocorrências de roubos e furtos em outros estados e como proceder em caso de recuperação do veículo. Em relação aos procedimentos que envolvem registros de furtos na base Renavan, o Detran verificará a possibilidade de incluir as ocorrências na base paranaense.
A reunião tratou ainda de assuntos sobre a consulta à Restrição de Gravame e a informações de acidentes, para se facilitar o registro e conduta de veículos sinistrados no Paraná. Já sobre as taxas do primeiro emplacamento, foram faladas das mudanças que envolvem despachantes e emplacamento de veículos 0 km.
Foi também apresentado o funcionamento do novo extrato de débitos do veículo, que apresenta de forma consolidada as informações por Renavan. Por fim, foi feita apresentação da ferramenta Detran Fácil para Pessoa Física, que implementa inovações tecnológicas para assinatura digital e produção digital para identificação do condutor.