O turismo segue uma trajetória de crescimento no Brasil e no Paraná, com excelentes resultados no ano passado e um ritmo que vêm se mantendo em 2024. Estes dados refletem diretamente em nosso setor de locação de veículos, principalmente na modalidade rent a car, que se beneficia enormemente desse movimento ascendente.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), o setor de turismo cresceu 7,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$189,4 bilhões. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela locação de veículos, alojamentos e compra de passagens aéreas.

A locação de veículos apresentou crescimento de 22% em 2023, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), e as perspectivas para 2024 são igualmente otimistas. A agência de classificação de riscos Fitch Ratings prevê continuidade no crescimento do setor.

As férias de julho trazem um novo estímulo às atividades turísticas. Levantamento realizado pela empresa de viagens CVC indicam que o setor de turismo terá um aumento de 10% em comparação ao mesmo período no ano passado. Ainda, a agência Decolar registrou um crescimento de 107% na procura por pacotes, e a plataforma MaxMilhas observou um aumento de 5% na busca por hotéis e passagens promocionais. Com 45% da população optando pelo uso de carros durante as viagens, conforme dados do Ministério do Turismo, a locação de veículos se mostra como uma excelente opção de mobilidade para os brasileiros em suas viagens.

No Paraná, o cenário também é promissor. De janeiro a abril de 2024, o turismo no estado cresceu 5,3%, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse crescimento supera a média nacional e demonstra a força do turismo local, que continua a gerar empregos e fortalecer a economia estadual.

Soma-se a isso a inflação mais controlada e a redução dos preços em itens essenciais da chamada "cesta do turismo" dentro do IPCA, como passagens aéreas, reduziu 35,95% no acumulado de janeiro a maio, e pacotes turísticos, com deflação de 9,7%, o ambiente é favorável para a expansão do nosso mercado. Com base nesta coletânea de dados positivos, estamos confiantes de que o setor de locação de veículos continuará a prosperar.

A seguir, convido a todos à leitura de nosso boletim, que traz informações relevantes sobre nosso segmento e ações de nosso sindicato e parceiros.

A todos, uma ótima leitura.

Claudio Rigolino

Presidente do Sindicato das empresas Locadoras de Veículos Automotores Equipamentos e Bens Móveis do Paraná – Sindiloc-PR.