O Sindiloc PR em parceria com o Setcepar promoveu a palestra “Um ciclo que se encerra à luz da mudança”, com o jornalista e sociólogo Demétrio Magnoli. Realizada na abertura da Feira Transportar, em 10 de agosto, no Expo Renault Barigui, em Curitiba, contou com a participação de empresários e colaboradores do segmento.
Magnoli iniciou falando sobre a evolução do comércio internacional desde a década de 1980. Ele revelou que a China apresentou grande crescimento no período, elevando a participação de 4% ao ano para 15%. Em contrapartida, os Estados Unidos, apresentaram queda de 25% para 18%. “Esse ciclo foi muito benéfico para os países emergentes, incluindo o Brasil. No entanto, muitos países não aproveitaram a oportunidade para fazer investimentos em infraestrutura e nas reformas estruturais, o que daria condições de um crescimento sustentável e perene”, avaliou.
Infelizmente o Brasil prendeu-se à ilusão de que o ciclo das commodities não teria fim, realizando gastos financeiros sem grandes preocupações. “Agora, vamos ter que nos contentar em crescer num ritmo mais lento e com mais dificuldade”, disse.