Os veículos dos cinco países do Mercosul passarão a adotar o mesmo modelo de placa. O anúncio foi feito em 8 de outubro, durante encontro com líderes da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai.
O modelo único e de uso obrigatório na região terá uma sequência de duas letras, três números e duas letras, mantendo a quantidade atual de sete caracteres, mas ampliando a quantidade de combinações. A nova placa permite até 450 milhões de combinações diferentes, número quase três vezes superior ao atual formato brasileiro, limitado em 175 milhões de placas. As medidas são as mesmas do modelo nacional, com 40 cm de comprimento por 13 cm de largura.
Na Argentina, a aplicação das novas placas terá início já em 2015. Mas no Brasil, de acordo Segundo o Denatran, o novo padrão para o Mercosul só será aplicado no Brasil a partir de 2016.
Segundo o vice-presidente do Sindiloc/PR, Michel Lima, o novo modelo será benéfico para as empresas locadoras de automóveis. “As placas deixarão de trazer o município e Estado, apenas o país de registro, o que deve diminuir bastante os problemas atualmente enfrentados pelas locadoras no que diz respeito a um certo ‘bairrismo’ em relação a veículos locados em outras unidades da federação”, pondera.