A publicação da carta federativa da Federação Nacional das Locadoras de Veículos Automotores (Fenaloc), em 4 de março, no Diário Oficial da União, concedeu o registro sindical à entidade.
De acordo com o vice-presidente da Fenaloc e diretor do Sindiloc PR, Valmor Weiss, o registro sindical, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oficializou a criação de um sistema de representação específico do setor de locação de veículos. “Até então, existíamos provisoriamente dentro do sistema associativo, mas como associação, não como órgão oficial para congregar os sindicatos empresariais do setor no país. Já possuímos assento no Contran e no Denatran. Representávamos o segmento de fato, mas não de direito”, afirma.
A Fenaloc nasceu durante o Congresso Nacional dos Sindloc’s, realizado na Bahia, em 2010. Ao longo de cinco anos, a entidade constituiu sede própria, em Brasília, em espaço cedido pela Confederação Nacional do Transportes (CNT), a qual está vinculada no sistema associativo. “Levamos cinco anos para criar oficialmente a Fenaloc. Foi um trabalho longo, que contou com o apoio dos sindicatos das locadoras do país, especialmente do Sindiloc Paraná, que nos apoiou desde o começo, pois viu a grandeza e a importância do ato. Hoje podemos dizer que o sistema alcançou a maioridade”, reitera Weiss.
Segundo o diretor, os próximos passos da Fenaloc, presidida por Paulo Gaba Junior, serão fomentar a adesão de outros sindicatos, aprimorar sua organização e a busca de recursos para começar a trabalhar dentro de um Sistema nacional.