Num período de escassez de crédito e juros altos no Brasil, decorrente da crise política e econômica; o jornalismo do Sindiloc PR entrevistou o gerente do Regional Curitiba da Volkswagen Financial Services, Marco Antônio de Lima Sousa, para falar sobre como o cenário impacta o segmento das locadoras.
O gerente pondera que a situação dos créditos ofertados para as locadoras permanece dentro da normalidade. Isso se deve principalmente ao fato de que, no Paraná, o setor é composto por empresas sólidas. No entanto, a concessão das linhas de crédito, por parte desta financiadora é feita por criteriosas análises econômica e financeira. “Também levamos em conta a tradição da empresa, sua carteira de cliente, desempenho de pagamentos, entre outros indicadores relevantes”, pontua.
Quando perguntado sobre o momento de escassez de crédito, combinado a juros altos, Lima Sousa, avalia que a Volkswagen Financial Services segue com suas modalidades voltadas ao setor e reitera que: “o segmento de locação no Paraná é bastante maduro. Então, de maneira geral, estes empresários apresentam perfis semelhantes quando buscam financiamento. Geralmente são aqueles que estão iniciando um novo negócio, ou estão no momento de renovação da frota”, pontua ao frisar que instituição financeira não deixa de conceder crédito a seus clientes, mesmo neste período de turbulência.
Para facilitar a análise e aprovação de créditos o gerente indica aos interessados a necessidade de manter seus balanços e balancetes atualizados, esclarecer as necessidades de compra, como no caso de novos contratos ou renovação de frota, por exemplo, e fortalecer sua imagem junto ao mercado financeiro.