Anuário da Associação das Locadoras de Automóveis (Abla) revela que o setor investiu 30,1% de todos os automóveis comercializado no Brasil, no ano passado
A setor das locadoras de veículos evidenciou crescimento de 33,6%, em 2022, comparado com os investimentos feitos pelo segmento, no ano anterior (2021). O total da compra foi de 590.520 automóveis e veículos comerciais leves, segundo dados apresentados pelo Anuário Abla, publicado em 23 de março desse ano. O documento apontou ainda que, por unidade, as locadoras investiram em média R$ 93,6 mil.
A Stellantis esteve em primeiro lugar, no ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, ao vender 211.009 veículos, ou seja, 35,8%, do total adquirido pelas locadoras, no ano da pesquisa. Em segundo, a Volkswagen, comprou 97.974 unidades, o equivalente a 16,6%. Já o VW Gol foi o modelo mais emplacado pelas locadoras, na margem de 45.796 unidades.
Os híbridos e elétricos também atingiram seu recorde de compras, segundo a Abla. Com o emplacamento de 3.309 unidades, as locadoras registraram crescimento, de 2021 para 2022, de 88,9%, ou seja, 1.751 automóveis.
Motos
O relatório traz ainda estatísticas sobre esse segmento, que comporta 5.203 empresas de locação de motocicletas ônibus, trailers, caminhões, reboques ou similares, junto às 17.738 locadoras do país. A aquisição somente das motos correspondeu a 275% de aumento, um reflexo para atender à demanda de moto taxis e profissionais de delivery. O salto foi 7.737 unidades para 29.012 de um ano para outro, totalizando uma frota de 43.256 motos.
Geração de empregos e faturamento
O aumento dos postos de trabalho nas locadoras foi de 4,7% na passagem de 2021 a 2022, correspondendo um salto de 85.494 para 89.550. Por fim, decorrente do realinhamento de valores de locação e da elevação do número de empresas e veículos na frota, o faturamento bruto do setor chegou a R$ 36,8 bilhões.
Palavra sobre o Anuário
Para o presidente do Conselho Nacional da Abla, Marco Aurélio Nazaré, essa edição do Anuário traz estatísticas que refletem o quanto tornou-se relevante a atividade do setor das locadoras de automóveis, no cenário da mobilidade, principalmente com a evolução ocorrida no período da pandemia.
No Anuário, ele destaca também as inovações tecnológicas que impactam o setor, como os aplicativos de transporte. Outro fator, que contribuiu para o crescimento dos números, está associado às demandas, parcerias e apoios de outros entes, que contribuem à disseminação do carro por assinatura.
Por fim, de acordo com Nazaré, o novo Anuário comprova que o setor segue como o principal cliente das montadoras. “Assim, desempenhamos um papel de destaque na enorme movimentação econômica gerada pela indústria automotiva. Porém, queremos e vamos além. Nosso setor é eficiente, eficaz e seguirá adiante com ainda mais força”, finaliza.