Transformar ameaças em oportunidades. É isso que muitas empresas do setor de locação de automóveis têm adotado como medida para driblar a crise. Infelizmente, a estratégia não pode ser adotada a todas as realidades ou a todos segmentos. Mas, em um em meio ao cenário econômico pessimista brasileiro, a terceirização de serviços tem ganhado força.
Especialistas dão conta de que a crise é benéfica para a terceirização, pois, em momentos incertos e de conter gastos, os gestores devem olhar com cautela para os custos. Cortar alguns deles pode contribuir. Já os serviços realmente necessários devem ser mantidos de forma otimizada.
Especificamente no caso das frotas corporativas, a terceirização passou a ser mais vantajosa, pois ao se desfazer dos carros próprios e contar com uma frota contratada por uma empresa, e que ainda ofereça mecanismos de inteligência na gestão, o empresário passa a ter um ganho duplo. A primeira vantagem é que os veículos próprios ao serem vendidos têm liquidez no mercado, e, com isso, a empresa se capitaliza. A segunda é que, ao terceirizar, ele manterá sua frota, só que a um curso menor.
O vice-presidente da Transportes Gritsch, Tercio Gritsch, avalia que a crise econômica aliada à crise política, atingiram o Brasil com força total, acima do que se esperava. “Além de todos os erros estruturais adotados pelo Governo Federal nos últimos anos, a paralisação dos investimentos em infraestrutura, aumento da carga de impostos, altas taxas e inflação, impactaram no planejamento de todas as empresas no Brasil”, relata.
Ele explica que as locadoras de veículos que operam com serviço de terceirização de frota, tem no setor de infraestrutura um grande contratante. Isso porque com a repressão drástica dos investimentos, a tendência foi reduzir também as frotas. “Outro grande cliente das locadoras é o setor público. Este tem reviso o orçamento e contido até mesmo a frota alugada”, comenta.
Outros benefícios na terceirização estão atrelados ao fato de que as empresas especializadas em gestão de frotas têm ganhos em escala, na aquisição de grandes volumes das montadoras, pois a negociação é direta. A economia, nesse caso, pode chegar a 30%. Isso se estende ao custo das peças e dos serviços de oficinas. A manutenção é feita por especialistas que só realização os serviços necessários. Outra vantagem é a redução do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Então, é hora das empresas reverem seus cálculos, e tentar avaliar os proventos. E, Gritsch aconselha: “até que a confiança dos empresários e consumidores não for retomada, e não chegar o período de bonança, os empresários devem controlar custos, reduzir endividamentos. Também devem aumentar a produtividade focando em inovações de serviços a serem oferecidos aos clientes das locadoras”.