O Sindiloc PR faz diversas ações durante o ano para seus filiados. São cursos, palestras e eventos que, por óbvio, são frequentados majoritariamente por empresas da capital e região metropolitana que têm oportunidade de manter contato entre si e aproveitar frequentemente esses eventos destinados ao aprendizado e aperfeiçoamento de suas atividades. Então, anualmente o Sindiloc PR busca realizar um Curso de Gestão de Multas (o mais requisitado pelos afiliados), e um encontro no interior do estado a fim de aproximar as empresas do interior da diretoria do sindicato, propiciando o contato desses afiliados com montadoras e participação em palestras com temas atuais.
Assim no dia 20 de outubro realizou-se o 13º Encontro Regional das Empresas Locadoras de Veículos, em Foz do Iguaçu, com a presença de locadoras regionais de cidades do interior do Paraná, como Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina, Maringá, Francisco Beltrão e Irati. A programação iniciou com a reunião de diretoria do Sindiloc, seguida do Momento General Motors do Brasil. Na sequência Arthur Igreja, professor da FGV e proprietário da Consultoria de Inovação Distupt, proferiu a palestra A Importância da Inovação na Locação de Veículos.
A palestra foi considerada pelos presentes a melhor de todas as edições. “Num momento em que o país está em crise e o mercado de locação encontra-se sob forte concentração, com a guerra de preços entre as grandes, o palestrante sugeriu que cada empresa procure seu nicho de atuação, descobrindo quem é o seu cliente, e derrubando as barreiras que possam melhorar a experiência de locar veículos”, comentou o presidente do Sindiloc PR.
Segundo Igreja, entrar na “guerra de preços” pode ser considerado “suicídio” para quem não tem capital abundante a baixo custo. Ele também sugeriu que as empresas revejam suas estratégias de marketing. “Atualmente é mais interessante e produtivo focar nos meios de comunicação digitais, pois é neste ambiente que as pessoas passam a maior parte do tempo”, disse lembrando que tudo está ao alcance das mãos na tela dos smartphones. O especialista comparou estas estratégias aos ciclos evolutivos da tecnologia, que são cada vez mais curtos e mostram que quando chega a percepção de necessidade de mudar não há mais tempo para reação. Da mesma forma, em qualquer ramo de atividade, a demora em fazer alterações na estratégia empresarial pode ser fatal.
GM patrocinadora
A General Motors do Brasil – Chevrolet, novamente patrocinadora do evento, foi representada pelos gerentes Guilherme Bianchi Jr, Weslen Peres e Paulo Sergio Cavalcante. No Momento GM Bianchi apresentou em primeira mão o modelo Equinox. O lançamento promete revolucionar o mercado de SUV no Brasil. O carro atualizado com a última palavra em tecnologia embarcada, linhas modernas, o motor mais potente do segmento com 262cv, e preço na média do mercado. Também comentaram as expectativas para o crescimento da venda de veículos no país para 2018, numa linha otimista de crescimento mínimo de 6,7% em relação a 2017, que já vem se recuperando sobre 2016, devendo encerrar em 2,25milhões de veículos novos vendidos. Bianchi Jr destacou, porém, que a previsão da montadora é de que o mercado só deve atingir o patamar de 2013, auge das vendas, em 2025. A GM aproveitou o evento para realizar uma ação agressiva de vendas em favor das empresas afiliadas ao Sindiloc, com descontos bem acima dos usualmente praticados. “A inciativa demonstra o alto grau de confiança em nosso Sindicato”, encerra o presidente do Sindiloc PR.
Ao fim da programação, os participantes confraternizaram em jantar.
Representantes da GM, os gerentes Weslen Peres, Paulo Sergio Cavalcante e Guilherme Bianchi Jr