Comitiva brasileira na Car Rental Show Las Vegas
Com número recorde de participantes brasileiros, a Car Rental Show Las Vegas, trouxe muitas novidades nesse ano, no dia 15 de abril. Além de contar com um estande da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) no evento, a programação integrou visitas guiadas a locadoras, palestras de brasileiros que possuem empresas nos Estados Unidos, além de promover amplo network.
As atividades permearam a expressão “novo normal”, decorrente ainda do período pandêmico e os impactos atuais ocasionados nos setores produtivo e econômico. “Houve falta de veículos novos e aumento do valor destes modelos. Consequentemente, a tarifa de locação aumentou, bem como a vida útil do veículo enquanto em locação, além do valor de revenda dos seminovos”, explicou o presidente do Sindiloc PR, Cláudio Rigolino, que participou do evento juntamente a cinco representantes de empresas filiadas ao sindicato, integrando a comitiva da ABLA e da Fenaloc (Federação Nacional das Locadoras Federação Nacional das Locadoras de Veículos Automotores).
Para ele, a situação correspondente ao mercado norte-americano apresenta-se como um cenário não muito diferente do brasileiro. Ambos os mercados vêm normalizando com o passar do tempo, devolvendo estabilidade ao setor. “Os veículos novos estão um pouco mais baratos ou sem aumentos recentes, o valor da locação está caindo, bem como os preços de seminovos, e a vida útil dos veículos na locação diminuindo”, pontuou o presidente.
Ele ainda destacou a importância da participação do Sindiloc PR em eventos desse porte, pois, garantem um grande aprendizado em meio a um amplo e dinâmico mercado, além de permitir conhecer novas ferramentas tecnológicas e de inovação.
Temática
Entre os temas abordados na programação, os entraves que assolam o setor nos EUA, semelhantes aos que ocorrem no Brasil, incluindo aqueles relacionados à economia. “Muitos desses problemas ainda são decorrentes da pandemia, como os altos juros praticados, os elevados valores de veículos zero quilometro – que subiram em média 37% nos últimos quatro anos -, associados à queda de preço de revenda de seminovos e das locações”, explicou Rigolino.
Ainda de acordo com ele, o Car Rental Show 2024 foi muito bem organizada, com notável crescimento de participantes, expositores e patrocinadores.
O Sindiloc PR agradece pela participação, organização e apoio à comitiva brasileira de Julian Gritsch da JGcorp, Jorge Pontual da Fenaloc, que palestraram no evento, e Francine Amorim Baia, da Abla.