O Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR) implementou uma API (Interface de Programação de Aplicações) que permite a empresas com grandes frotas, como locadoras de veículos, integrar diretamente seus sistemas ao banco de dados do órgão público. Essa integração visa facilitar a realização de diversos serviços administrativos e operacionais, automatizando processos relacionados à gestão de veículos.
Para acessar a API, as empresas precisam desenvolver seus próprios sistemas ou integrar os existentes e, passar por um cadastro e homologação formal junto ao Detran/PR. Visando facilitar essa integração para as locadoras, o Sindiloc-PR desenvolveu uma solução tecnológica própria, o Conexão Detran. Com isso, as locadoras que optarem por usar o sistema do sindicato evitam a necessidade de desenvolver suas próprias plataformas, reduzindo custos operacionais.
O Conexão Detran, desenvolvido em parceria com a JGCorp, foi lançado durante o Encontro Regional das Locadoras, em Foz do Iguaçu, e está disponível para associados do Sindiloc-PR sem mensalidade; para os não associados, uma taxa mínima mensal pode ser convertida em serviços.
Com isso, o Sindiloc-PR reforça seu compromisso com a inovação e a simplificação de processos para as locadoras de veículos do Paraná.
Funcionalidades e adesão
Já estão disponíveis na aplicação as funcionalidades de processo de emplacamento, cadastro, guias, confecção da placa e consulta de débitos dos veículos. Para adesão, basta acessar o site do Sindiloc-PR (site https://sindilocpr.com.br/sindloc-detranpr), preencher o formulário de interesse e fornecer os documentos necessários para aprovação junto ao Detran. Após o cadastro, o sindicato fornece usuário e senha para utilização do sistema.
Julian Gritish, CEO da JGCorp, responsável pelo desenvolvimento do sistema, destaca o emplacamento como um dos principais serviços. Basta informar o XML da nota fiscal e o número do chassi, e o sistema comunicará automaticamente com o Detran, gerando as guias de pagamento. Em poucos minutos, a locadora recebe a autorização de emplacamento e o documento do veículo. “O processo de emplacamento será muito simples e mais barato, pois dispensará os custos com serviços despachantes”, explica.
Outro serviço disponibilizado é a consulta de todas as placas cadastradas em nome da locadora e de eventuais débitos dos veículos, eliminando a necessidade da consulta individual. Por enquanto, não será possível pagar os débitos, mas este serviço já está em avaliação para implementação.
Outras funcionalidades estão em fase de desenvolvimento e serão liberadas em breve, ampliando o portfólio de serviços oferecidos pelo Conexão DetranPR.
Vantagens
A nova API representa um grande avanço na gestão de frotas, comenta Eduardo Schuelter, coordenador da Coordenadoria de Veículos (Coove) do Detran. “Essa API representa um avanço na desburocratização e na eficiência operacional para empresas que possuem grandes frotas de veículos, ao permitir que processos antes manuais, como registro e emissão de guias, sejam automatizados e realizados em grande escala. Além disso, oferece transparência e agilidade na consulta de débitos, situação dos veículos e infrações de trânsito”, avalia.
Schuelter também reforça a importância da parceria: “A parceria entre o Detran e o Sindiloc, por meio desse sistema, é uma solução prática e acessível, possibilitando que as locadoras de veículos utilizem os serviços sem a necessidade de desenvolverem sistemas próprios. Isso representa um alívio econômico e operacional para o setor, otimizando a gestão de frotas de veículos e assegurando conformidade com as regulamentações vigentes”, afirma.