Desenvolvido pelo Sindiloc-PR para facilitar o acesso das locadoras à API do Detran Paraná, o sistema Conexão Detran segue em constante aperfeiçoamento. Além das funcionalidades já disponíveis, como o processo de emplacamento, a emissão de guias e a consulta de débitos de veículos, a ferramenta acaba de incorporar mais uma funcionalidade relevante: a consulta à intenção de venda.
A intenção de venda refere-se ao registro eletrônico da intenção do vendedor em vender seu veículo, sendo o primeiro passo para a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica (ATPV-e).
Cabe salientar que o registro da intenção de venda não dispensa a necessidade de realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran. Caso a comunicação não seja feita, o vendedor (antigo proprietário) permanece responsável pelas situações envolvendo o veículo, como infrações de trânsito, por exemplo. O novo proprietário só passará a responder pelas infrações de trânsito após a comunicação de venda ou transferência do veículo.
Desde o lançamento, em 2024, o sistema tem se mostrado uma solução prática e eficiente para empresas do setor. A integração direta com o Detran dispensa a contratação de despachantes, reduz custos e otimiza processos administrativos. Para utilizar o Conexão Detran, a locadora deve realizar o cadastro no site do sindicato e, após aprovação, recebe as credenciais de acesso.
Mais informações: www.sindilocpr.com.br | cadastro@sindilocpr.com.br | (41) 3242-8260