Redução nas vendas de veículos pesados impulsiona o mercado de locação, oferecendo benefícios e flexibilidade às empresas de transporte
Apesar da alta demanda por fretes no transporte rodoviário de carga, considerando que esse ainda é o principal modal logístico do país, as empresas de transportes encontram alguns empecilhos em seu caminho.
Segundo dados da B3, no primeiro semestre de 2023, o número de contratos para a venda de caminhões caiu 3,65% em comparação ao mesmo período de 2022. Tal redução é fortemente influenciada pela retração do crescimento econômico brasileiro, que gera um clima de instabilidade para novos investimentos e expansão das frotas de caminhões pelas transportadoras, além das elevadas taxas de juros para o financiamento dos veículos e aumento nos custos de insumos, como pneus, diesel e peças.
Para enfrentar esses desafios e atender às necessidades de fretes, as empresas estão buscando alternativas como a locação de caminhões. De acordo com dados do Anuário da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), em 2023 as locadoras emplacaram 10.211 unidades, registrando um crescimento de 24,8% em comparação a 2022 nos caminhões emplacados por locadoras. Esse aumento representa uma participação de 9,4% do setor no total de emplacamentos nacionais.
Com a intenção de entender melhor o cenário e as vantagens da locação de caminhões, o Boletim Sindiloc-PR entrevistou Marluz Renato Cariani, diretor comercial de Pesados da Unidas, uma das pioneiras na locação de caminhões com contratos de longo prazo do Brasil. “O nosso primeiro contrato de locação ocorreu em 1991, quando realizamos a locação de diversos caminhões para o transporte de cana para a Usina Santa Elisa”, relata.
Atualmente, a frota da Unidas conta com aproximadamente 15 mil ativos, atuando em todo o território nacional. “A locação de caminhões é valorizada pelos nossos clientes, pois possibilita ganhos tributários relevantes, redução na alavancagem e também com a possibilidade de utilizar os recursos, que seriam destinados para a compra dos caminhões, em ativos que geram maior crescimento e retorno financeiro para os clientes”, descreve.
Entre as vantagens da locação de caminhões em relação à frota própria, destacam-se os custos fixos mensais, a atualização tecnológica, a flexibilidade na gestão da frota e os benefícios fiscais. “Com a locação, você sabe exatamente quanto vai pagar mensalmente, facilitando o planejamento financeiro. Não há surpresas com custos inesperados de manutenção, reduzindo riscos. Além disso, ao terceirizar a gestão da frota, a empresa pode se concentrar em suas atividades principais, em vez de se preocupar com a logística e a manutenção dos veículos”, afirma.
Cariani observa que a redução de 12% nos emplacamentos de caminhões em 2023, repercutiu favoravelmente nas locadoras de pesados. “Percebemos que ocorreu um aumento na frota locada na ordem de 11,7% do emplacamento total de caminhões, que foi direcionado para as locadoras. Em 2024, acreditamos que o volume de caminhões locados deverá manter o patamar de 2023”, projeta.
Mesmo com desafios, como a disparada das taxas de juros e a queda de algumas commodities, a Unidas e outras locadoras continuam a oferecer soluções flexíveis e eficientes para atender às demandas do mercado de transporte de cargas. A locação de caminhões surge como uma alternativa estratégica para as empresas que buscam otimizar suas operações e enfrentar os obstáculos do setor logístico brasileiro.