O consultor jurídico, Juliano Luparelli, representou o Sindiloc-PR, a Abla e a Fenaloc no evento
Com inovações em tecnologia, fóruns técnicos e debate sobre ferrovias, o 78° Encontro Nacional dos Detrans ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 21 e 24 de novembro. Dirigentes e representantes dos órgãos estaduais de trânsito de todo o Brasil foram recepcionados no Rafain Palace Hotel &Convention. Essa edição foi promovida pela Associação Nacional dos Detrans (AND).
O evento foi dividido por fóruns simultâneos, como o XVII Focotran (Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito) e os fóruns do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito); da Lei Seca; de Educação para o Trânsito; das Assessorias de Comunicação; dos Registros Nacionais (Renach, Renaest, Renavam e Renainf); da Celepar – GIT 2023; e os inéditos Fórum de Saúde do Condutor e Fórum de Leilões.
Para o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, o encontro, além de motivador trouxe inovações de empresas responsáveis por soluções no setor. Ainda promoveu troca de experiências entre departamentos, colaboradores, instituições e empresas relacionadas ao segmento.
A Fenaloc (Federação Brasileira das Empresas Locadoras de Veículos Automotores), a ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) e o Sindiloc-PR foram representados no evento pelo consultor jurídico desse sindicato, Juliano Luparelli. Entre a programação, ele destacou a Reunião de Registros Nacionais, que ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro, conduzida pelo diretor da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), Basílio Militani Neto, momento em que foram debatidas as melhorias no Renavam, bem como no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).
“O evento foi importantíssimo, pois os Detrans de todo o Brasil discutiram as necessidades de melhorias na legislação e nos sistemas de registros nacionais”, avaliou Luparelli.