Marcos Moreira, diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro
Foto: Divulgação EPR
Com a chegada do fim do ano e o esperado aumento no fluxo de veículos nas estradas rumo ao litoral paranaense, a EPR Litoral Pioneiro se prepara para atender à demanda crescente de motoristas com medidas focadas em segurança, infraestrutura e tecnologia. Conversamos com Marcos Moreira, diretor-presidente da concessionária, que detalha as ações especiais para este período. Ele também anuncia os investimentos realizados e o que os usuários podem esperar nas rodovias sob administração da EPR.
Com a EPR Litoral Pioneiro assumindo a concessão no início deste ano, qual foi o investimento feito ao longo deste período e quais foram as principais melhorias realizadas neste primeiro ano da concessão?
A EPR Litoral Pioneiro iniciou a operação dos 605 quilômetros de rodovias, entre Curitiba e o Litoral e dos Campos Gerais ao Norte Pioneiro, em 28 de fevereiro deste ano, depois de mais de dois anos de intervalo com o programa de concessão anterior. Se considerarmos o fator preservação das rodovias, é um grande período. O DNIT e o DER fizeram um importante trabalho para manter a malha rodoviária, mas ainda assim é preciso sanar a carência de investimentos do período.
Por isso, o primeiro ano de concessão é destinado à recuperação das rodovias, trazê-las a um patamar de trafegabilidade e segurança. Desde o início da operação, equipes trabalham diariamente em todo o trecho realizando trabalhos de recuperação do pavimento, recomposição da sinalização horizontal e vertical, limpeza dos sistemas de drenagem, roçada, reativação da iluminação das rodovias, entre outros serviços. Apenas nos primeiros seis meses foram mais de R$ 150 milhões investidos em todo o trecho.
Sabemos que o verão é uma época de grande movimento nas estradas que levam ao litoral paranaense. Quais medidas especiais de operação a EPR está implementando para lidar com o aumento significativo no tráfego durante essa temporada?
O contrato prevê que a fase de trabalhos iniciais aconteça durante todo o primeiro ano de concessão, ou seja, até fevereiro de 2025. Porém, sabendo da importância e da necessidade de oferecer aos usuários que viajam durante as festas de fim de ano e nas férias de verão uma rodovia segura e em condições ideais de trafegabilidade, estamos trabalhando para antecipar o prazo de conclusão das obras para até dezembro deste ano. Essa é uma importante medida, especialmente em relação às rodovias do Litoral.
Outra medida essencial quando se fala em movimento durante a alta temporada é incentivar os usuários a utilizarem em seus veículos a TAG para pagamento automático da tarifa. O uso da TAG faz muita diferença quando o assunto é praticidade, uma vez que o usuário não precisa aguardar nas filas para o pagamento na cabine. Estão à disposição dos usuários com TAG faixas exclusivas, sem a necessidade de parada para o pagamento.
Além disso, o uso da TAG também representa descontos. O novo contrato de concessão é inovador ao oferecer programas de benefícios aos usuários que utilizam a TAG. Um deles é o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que concede 5% de desconto a todos os usuários.
Já o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) é destinado aos veículos de passeios. O DUF começa a contar a partir da segunda passagem pela praça de pedágio, no mesmo sentido da rodovia e dentro do mesmo mês de calendário. A redução progressiva do DUF ocorre até a trigésima passagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na passagem anterior, até atingir a tarifa mínima determinada para aquela Praça de Pedágio, dentro do mesmo mês de calendário. Ao atingir a trigésima passagem no mês, a tarifa mínima será cobrada em todas as passagens adicionais até o final do respectivo mês calendário.
Além disso, as motocicletas são isentas e não pagam a tarifa de pedágio. Estes veículos também passam pela praça pela pista exclusiva.
A estrutura de atendimento ao usuário, como os serviços de guincho e socorro médico, estará reforçada neste verão? O que os motoristas podem esperar em termos de apoio em caso de emergências nas rodovias administradas pela EPR?
Teremos, sim, reforços na estrutura de atendimento operacional nas rodovias administradas pela EPR Litoral Pioneiro. Os usuários têm à disposição ambulâncias, serviço de guinchos, caminhão pipa e de resgate de animais, além do monitoramento constante das rodovias. Em caso de emergência, o usuário deve ligar para o número de emergência da concessionária: 0800 277 0153. O número também atende via WhatsApp.
Quais inovações tecnológicas ou melhorias de infraestrutura foram ou serão implementadas pela EPR Litoral Pioneiro para proporcionar uma experiência mais eficiente e segura nas estradas sob sua concessão, principalmente em áreas de grande fluxo turístico?
A EPR Litoral Pioneiro, assim como todo o Grupo EPR, prioriza muito o uso da tecnologia para garantir eficiência em suas atividades e obras, além de segurança e conforto aos usuários. Sendo assim, durante as grandes obras que serão realizadas nos próximos sete anos será empregada muita tecnologia e inovação.
Até o final do terceiro ano de concessão, todos os 605 quilômetros de trechos concedidos deverão ter sinal wi-fi ou 4G/5G, bem como ser coberto por câmeras CFTV, para garantir a conectividade e a melhora significativa no atendimento de ocorrências, acidentes e deslocamento de recursos operacionais.
As melhorias em infraestrutura também são importantes: serão 350 quilômetros de duplicações, 138 quilômetros de faixas adicionais e terceiras faixas na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá, construção de 52 passarelas e 130 dispositivos de interconexão, ou seja, nenhum retorno será em nível, as manobras serão realizadas por viadutos e trincheiras. Essa é uma mudança que trará impactos significativos na redução de acidentes.