Na sede da Confederação Nacional dos Transportes, em Brasília, presidente e diretores da FENALOC (Federação Nacional das Locadoras de Veículos Automotores), junto aos presidentes dos 19 Sindlocs estaduais, além de representantes do setor reuniram-se na assembleia geral ordinária dessa Federação, no dia 5 de março. Na sequência, os participantes assistiram a palestras e workshop com temas inovadores.
A assembleia foi aberta pelo presidente da Fenaloc, Ricardo Gomes Braz da Silva, dando início à pauta prevista. Entre os destaques dos temas debatidos, foi aprovada a realização do Seminário Fenaloc 2024, com previsão para os dias 19 e 20 de setembro.
Também foram discutidas ações e promoções a serem desenvolvidas e replicadas nos Sindlocs, para que cada um dos sindicatos possa alavancar sua atuação em seus estados de competência, com elaboração conjunta de cronograma de atividades e de eventos de mobilização locais. Por fim, foi criado o Grupo Jurídico Fenaloc para aproximar os presidentes e seus advogados, ao informar e discutir sobre assuntos jurídicos que envolvem o setor.
Palestras
A palestra Como trazer as Locadoras de veículos para dentro das unidades do SEST SENAT foi ministrada pelo representante desse sistema, Carlos Alberto Mariano de Deus, ensinando como utilizar as ferramentas do sistema/site do SEST SENAT, desde o credenciamento até simulações de marcação de atendimentos. Ao fim, os participantes sanaram suas dúvidas.
Em seguida, no Espaço BrasilWagen, o representante da concessionária, Joaquim Soares apresentou os principais serviços, dando destaque ao atendimento diferenciado às locadoras filiadas aos Sindlocs. A intenção da BrasilWagen é encontrar, junto aos presidentes desses sindicados, um caminho conjunto à facilitação dos pedidos e entregas.
Já a palestra “Os impactos da Reforma Tributária sobre o setor de locação de veículos” foi proferida pela gerente executiva de Relações da CNT, Andrea Cavalcanti, junto ao assessor do Poder Executivo da CNT, Jason Luz. Eles apresentaram ações promovidas pelo sistema de transporte ao acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos no processo de regulamentação da reforma tributária.
Na oportunidade, abriu-se à FENALOC a possibilidade de incluir representante nos GTs (Grupos de Trabalho) atuantes junto às frentes parlamentares, com vistas à regulamentação dos itens que envolvam o setor de transportes e afetem o setor de locação de veículos. Momento em que o presidente da Fenaloc foi indicado a integrar cinco grupos de trabalho.