O setor de viagens e turismo do Brasil está aquecido e evidencia o desejo dos viajantes em conhecer novos destinos. Conforme o Relatório de Impacto Econômico, produzido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo brasileiro deve arrecadar R$ 752,3 bilhões em 2023, valor que deve ultrapassar em 5% o registrado no período pré-pandemia (2019), quando foram registrados R$ 716,5 bilhões. Até o fim do ano, segundo o WTTC, as mais de 50 cadeias econômicas também serão responsáveis por 7,9 milhões de empregos.
Agraciado pelas Cataratas do Iguaçu e outros belos atrativos naturais, o Paraná é um dos principais estados em recuperação no turismo nacional e com potencial para crescer ainda mais. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor paranaense de turismo evoluiu 13,7% no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2022, configurando-se como o segundo maior avanço no país, atrás apenas de Minas Gerais (20,4%). O número é maior que o resultado nacional, de 8,4%.
Esse crescimento representa uma excelente oportunidade para o setor de locação de automóveis para atendimento às demandas turísticas. Os perfis de clientes vão desde os visitantes que chegam pelos aeroportos, vindos de outros estados, países ou cidades mais distantes, ou aqueles que desejam fazer turismo regional, em viagens de curta duração. São pessoas que usualmente não possuem automóvel ou o veículo de sua propriedade não serve para pegar a estrada. Um nicho de mercado que cresce a cada ano, sobretudo entre os mais jovens.
O Paraná tem potencial em diversos segmentos, no turismo religioso, rural, esportivo, gastronômico, de natureza e de negócios. Atualmente, o estado conta com 19 Regiões Turísticas e 220 municípios inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.